Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Subcomissão da Mobilidade discute transporte motorizado e acesso a pedestres

Subcomissão da Mobilidade discute transporte motorizado e acesso a pedestres

por marcos — publicado 12/05/2020 18h45, última modificação 12/05/2020 21h41

Texto produzido pela assessoria do vereador Lucas Kitão, pres.C.Mista

 

Os vereadores Álvaro da Universo (Patriota), Léia Klébia (PSC), Paulo Magalhães (DEM), Paulinho Graus (PDT) e Dra. Cristina (PL), como convidada, ouviram dos técnicos do ITCO o resumo do relatório feito sobre esta área temática.

A arquiteta do ITCO, Fernanda Mendonça apresentou os principais pontos de como o PD pode atender às expectativas da população sobre mobilidade e acessibilidade. Ela citou o artigo 20 que fala dos objetivos do PD, entre eles, “a otimização da ocupação do solo ao longo dos Eixos de Desenvolvimento Estruturado no transporte coletivo; prevê-se dois tipos de sistemas – o coletivo e o individual e nada se fala, por exemplo, sobre outras modalidades, no caso o transporte solidário”.

Ela falou sobre a falta de uma integração entre os sistemas de transporte e a falha em prever as confecções de calçadas, um espaço público que é gerido pelo privado, que é o proprietário do lote.

Outro ponto é a priorização ao mesmo tempo, do pedestre e meios não motorizados e estímulo aos demais modos não motorizados, o que no parecer de Mendonça, “são pontos contraditórios que precisam ser esclarecidos”. “Há conflito porque se privilegia a fluidez de veículos, o que é feito com vias de alta velocidade incompatíveis com a presença dos pedestres”, emendou.

Também citou que é necessário haver um trânsito seguro por meio de um monitoramento em tempo real, mas a Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) não possui central para monitorar e intervir no trânsito.