Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereadora Léia Klebia apresenta projeto de lei sobre Índice de Educação Inclusiva (IMEI)

por Da Redação publicado 23/06/2021 09h58, última modificação 23/06/2021 09h58
A vereadora Léia Klebia apresentou em plenário o Projeto de Lei , que foi aprovado em primeira votação, voltado à qualificar o grau de adaptação para atendimento à pessoa com deficiência de cada uma de suas unidades.
A proposta busca propiciar maiores esclarecimentos e favorecer condições de análises e avaliações, a fim de efetivar com qualidade uma melhor educação a todos sem distinção. Desta forma, ao estabelecer o Índice Municipal de Educação Inclusiva (IMEI), propõe-se a proporcionar soluções estratégicas para educação em nosso Município, principalmente no que tange a educação inclusiva, possibilitando maior  transparência em relação aos serviços públicos e oportunizando a comunidade escolar acompanhar e fiscalizar as ações propostas para a educação.
.
Do ponto de vista da gestão, uma escola que concentra um número maior de alunos com um mesmo tipo de deficiência, permite à prefeitura direcionar recursos e adaptações de uma mesma natureza de forma menos dispersa, portanto, mais eficiente. De modo algum isso exime a prefeitura de sua responsabilidade em prover recursos de acessibilidade em todas as escolas, ainda mais tomando como base o fato da preferência por matrícula de escola de IMEI mais alto ser uma opção. O IMEI apenas facilita para que as famílias busquem, na falta de um mesmo padrão de ensino inclusivo em toda a capital, uma estrutura que melhore recepcione os alunos que necessitem uma atenção especial naquele momento.