Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Aava destina emenda para assegurar contraceptivos a mulheres e meninas em vulnerabilidade social

por Da Redação publicado 14/12/2021 18h10, última modificação 15/12/2021 17h37

Uma emenda apresentada pela vereadora Aava Santiago (PSDB) ao orçamento do município de 2022 vai destinar R$ 300 mil para ajudar na implantação do Serviço de Planejamento Reprodutivo na Maternidade Dona Iris, em Goiânia.

O objetivo é facilitar o acesso de mulheres em situação de vulnerabilidade a métodos anticoncepcionais e a acompanhamento multiprofissional para evitar a gravidez não planejada e suas consequências, como abortos provocados, baixo peso de recém-nascidos, mortalidade infantil, riscos na gestação (a exemplo de pré-eclâmpsia e prematuridade), sem contar a evasão escolar por parte de adolescentes.

O público-alvo inclui mulheres e meninas de regiões periféricas, além daquelas que vivem nas ruas de Goiânia ou que são dependentes químicas. “Investir na saúde e na segurança reprodutiva é uma questão de direito sobre o corpo e de promoção da dignidade. Essas mulheres precisam ter acesso a um planejamento familiar seguro e eficiente, que quase sempre desconhecem, principalmente em função do custo e da discriminação que enfrentam”, argumenta Aava.

Pelo serviço a ser criado, serão oferecidos às pacientes métodos contraceptivos reversíveis de longa duração, de 3 a 5 anos, como DIUs medicados com progesterona e implantes, além de DIUs de cobre e anticoncepcionais orais.

As emendas impositivas apresentadas pelos parlamentares são executadas no orçamento municipal de 2022, desde que sancionadas pelo prefeito ou promulgadas pelo presidente da Câmara, se o Legislativo derrubar eventual veto.

Segundo os dados mais recentes do Ministério da Saúde (2019), 13,84% dos bebês nascidos vivos em Goiás são filhos de crianças ou adolescentes com idades entre 10 e 19 anos. Já em Goiânia, nessa mesma faixa etária, o índice é de 9,72%.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora