Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Aava propõe Dia Municipal de Combate à Gordofobia

Aava propõe Dia Municipal de Combate à Gordofobia

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 08/08/2023 11h25, última modificação 09/08/2023 14h06
O projeto considera gordofobia o preconceito, a repulsa ou discriminação social, política e econômica praticados contra a pessoa gorda

O Plenário da Câmara aprovou, hoje (8), em segunda votação, o Projeto de Lei (00483), da vereadora Aava Santiago (PSDB), que inclui no Calendário Oficial de Datas e Eventos de Goiânia, o Dia Municipal de Combate à Gordofobia, a ser realizado anualmente no dia 10 de setembro. A proposta será encaminhada ao prefeito Rogério Cruz para a sanção ou veto.
Conforme o artigo 2º do Projeto, considera-se gordofobia o preconceito, a repulsa ou discriminação social, política e econômica praticados contra a pessoa gorda. A vereadora destaca, ainda, que na proposta o poder público municipal poderá desenvolver ações e atividades para promover a cultura do respeito às pessoas com sobrepeso ou obesidade, em parceria com a sociedade civil organizada.

No âmbito escolar, de acordo com o parágrafo único, deverão ser desenvolvidas medidas de conscientização, prevenção e combate ao bullying escolar, nos termos da Lei nº 9.073, de 19 de setembro de 2011.

Aava Santiago utiliza-se de uma série de argumentos jurídicos, humanistas e pessoais contra a gordofobia. "É preciso colocar um basta a esse repúdio, aversão preconceituosa a pessoas gordas, que ocorre nas esferas, afetiva, social e profissional".

Segunda ela, em uma sociedade que institucionaliza o preconceito contra os gordos "os desafios dessas pessoas são inúmeros, como, por exemplo, comprar roupa, utilizar o transporte público, entrar em um restaurante, ir ao cinema, entre outros casos, são experiências desgastantes emocionalmente. São espaços nem sempre preparados para lidar com corpos obesos. Sem contar as piadas de mau gosto, julgamentos e até mesmo ofensas. Um quadro, portanto, que precisa ser enfrentado, para que restabeleça o respeito ao próximo", concluiu a vereadora Aava.