Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Abril Laranja, sobre conscientização da amputação de membros, é aprovado na Câmara Municipal

por Da Redação publicado 19/04/2021 14h25, última modificação 19/04/2021 14h25

Foi aprovado no último dia 14 de abril,  em segunda votação, o Projeto de Lei 68/2020 para que haja em Goiânia o “Abril Laranja”, um mês de prevenção da perda de membros. Essa campanha foi instituída no Brasil pela Associação Brasileira de Ortopedia Técnica (ABOTEC) e será representada no município pela Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (ADFEGO) em parceria com o Poder Executivo e o Poder Legislativo municipal. O projeto é de autoria da vereadora Sabrina Garcez e agora segue para a sanção do prefeito Rogério Cruz.

A finalidade será para a promoção de palestras e seminários, implementação de canais acessíveis de atendimento pessoal, monitoramento de casos com prováveis riscos de perda dos membros, discussão e promoção do debate sobre a amputação. De acordo com a vereadora, a iniciativa é para contribuir nas discussões do tema sob um ponto de vista social e educacional. “Muitos amputados chegam nessa situação após um trauma, seja por acidente, ou em decorrência de alguma doença. Todos precisam se adaptar a uma nova vida, e por vezes encontram dificuldades nessa ressocialização, além da falta de apoio.”, afirma.

Para a Adria Silva, amputada há 22 anos após um acidente, a campanha é de grande importância, pois é necessário que haja essa conscientização. “É preciso mudar os olhares das pessoas em relação ao amputado. Somos muitos e as causas de uma amputação são as mais diversas. Esse projeto será uma conquista para nós”, diz. (da Assessoria da parlamentar).