Adesivo de identificação para imóveis visitados por agentes de saúde é proposto em projeto
Tiãozinho Porto (PROS) apresentou nesta terça-feira (23) o projeto de lei n° 2019/00159 que sugere que imóveis do Município visitados pelos agentes de controle de focos do mosquito Aedes Aegypti sejam adesivados.
Ao fim da visita, o agente poderá adesivar o imóvel de acordo com a situação encontrada. O adesivo verde será colocado quando o local estiver livre de foco e criadouros; o amarelo quando livre de focos, porém com possíveis criadouros, e, por fim, o vermelho quando o ambiente conter foco do mosquito.
“A proposta tem como objetivo melhorar o controle da endemia, ou até epidemia, por meio da fiscalização realizada pelos agentes de saúde e orientar os moradores na execução do trabalho preventivo contra o foco e criadouro do Aedes Aegypti nos imóveis, indicando qual periodicidade deve ser realizada a prevenção”, explica o vereador.
O agente deve estar devidamente identificado com crachá e uniformizado com colete ou jaleco durante a visita aos imóveis. O morador deve ser solicitado para acompanhar a inspeção e para que sejam passadas orientações de prevenção ao surgimento de focos e criadouros do mosquito. A demonstração deve ser clara para que o morador entenda e, se possível, realize posteriormente as medidas apresentadas.
“É de suma importância a conscientização sobre o proceder para prevenir e combater o mosquito que transmite a dengue”, justifica.
Texto produzido pela estagiária Ingrid Raquel