Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Adiada votação de projeto que veda IPTU com base em fotos aéreas

Adiada votação de projeto que veda IPTU com base em fotos aéreas

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 28/02/2018 12h18, última modificação 28/02/2018 12h18

Devido a aprovação de um pedido de vista ao vereador Wellington Peixoto, MDB, na sessão de hoje (28), foi adiada a votação do projeto de lei complementar de autoria do vereador delegado Eduardo Prado, PV, que veda o lançamento do IPTU, dos chamados "puxadinhos", com base, unicamente, em fotos aéreas digitais.

Na verdade, o projeto altera o inciso I, do artigo 25, do Código Tributário do Município (Lei 5.040, de 20 de novembro de 1975), para futuros lançamentos do IPTU ( a partir de 2019) com base unicamente em fotos aéreas digitalizadas. "Nossa proposta é no sentido de se prevenir esse fato futuramente, alterando, para tanto, o Código Tributário. A Prefeitura, no caso, não pode basear essa cobrança apenas em fotos aéreas. Para tanto, a administração tem que ir in loco para averiguar se o imóvel sofreu ampliações, com novos cômodos, por exemplo, e não se basear em fotos", justificou Eduardo Prado.

Já o vereador Wellington Peixoto, ao justificar seu pedido de vista, adiantou que a Prefeitura deve encaminhar para a Câmara um projeto alterando o Código Tributário mantendo o lançamento do imposto nos moldes atuais.

"A utilização de fotos aéreas é fundamental para o lançamento do imposto, pois a Prefeitura levaria mais de 10 anos para fiscalizar todas as moradias da cidade que tenham feito mudanças sem comunicação tributária", diz o emedebista. E arrematou: "O contribuinte que não concordar com o imposto cobrado que vá à Justiça reclamar seus direitos".

Peixoto terá 10 dias consecutivos para analisar a proposta de Eduardo e devolver o projeto para ser incluído na pauta de votação da Câmara, o que deve ocorrer só no próximo mês.

INFORMAÇÕES

Em requerimento, o delegado Eduardo Prado solicitou ao secretário municipal de assistência social, Robson Azevedo, o envio de cópias de todos os contratos emergenciais firmados pelo órgão nos anos de 2017 e 2018 com prestadores de serviços. O vereador quer saber igualmente a demora na conclusão do processo seletivo para a contratação de prestadores de serviços para aquela pasta.

"Temos informações de que a secretaria não vem honrando os compromissos firmados com os prestadores de serviços. A denúncia que me chegou garante que esse atraso perdura por mais de 60 dias. Sem contar que diversos pessoas que estariam prestando serviço para a Secretaria não possuem contratos formalizados, o que é muito grave. Trata-se de uma situação séria e que o secretário tem que dar os esclarecimentos necessários a esta Casa", argumentou.