CCJ aprova adicional de insalubridade para servidores de arquivos
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou, em reunião nesta quarta-feira (13), matéria que autoriza a Prefeitura a conceder adicional de insalubridade para trabalhadores de arquivos, bibliotecas, museus e centros de documentação e memória da Prefeitura e da Câmara de Goiânia.
Segundo o projeto, de autoria do vereador Marlon Teixeira (Cidadania), o adicional será concedido enquanto o servidor trabalhar nos locais indicados, mediante avaliação técnica feita por engenheiro de segurança ou médico do trabalho.
“Os trabalhadores que laboram nos ambientes citados estão constantemente expostos a agentes biológicos e químicos causadores de doenças respiratórias, tais como traças, fungos e bactérias. É preciso resguardar o direito de servidores que estão submetidos à prática de atividades insalubres e de doenças ocupacionais”, afirma o parlamentar.
Representante da Associação de Arquivologia do Estado de Goiás, Heloísa Esse dos Reis esteve na reunião. Ela defendeu o benefício para servidores que atuam em arquivos físicos, que manipulam documentos antigos, ou digitalizados, pois necessitam de cuidados extras com ergonomia. “Esses trabalhadores desempenham importante função quanto à perpetuação histórica dos municípios, estados e do país”, declarou.