Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Apadrinhamento afetivo de idosos é sugestão de matéria de Pedro Azulão Júnior

Apadrinhamento afetivo de idosos é sugestão de matéria de Pedro Azulão Júnior

por Quezia de Alcântara publicado 05/07/2022 10h30, última modificação 07/07/2022 15h32
Projeto de lei propõe que idosos sejam acolhidos, em feriados e fins de semana, por cidadãos interessados na promoção desse vínculo social

Projeto de lei para apadrinhamento afetivo de idosos que vivem em instituições de longa permanência tramita na Câmara de Goiânia. O texto é de autoria do vereador Pedro Azulão Jr. (PSB).

Segundo a matéria, o acolhimento ocorrerá, em feriados e fins de semana, por cidadãos interessados na promoção desse vínculo social. Aos responsáveis pelos idosos, caberá autorizar o apadrinhamento. Já entidades onde apadrinhados vivem deverão garantir condições para sua integridade física e moral.

“De acordo com o Censo 2010, a população de idosos com mais de 60 anos, em Goiás, era de 6,23% do total da população; em Goiânia, correspondia a 9,57%”, afirma Azulão. Ele informa ainda que a projeção era de 2% de crescimento nos dez anos seguintes, o que resulta em um total, atualmente, de 170 mil idosos na capital.

O parlamentar acredita que grande parte desse grupo esteja em instituições e sem convívio familiar. “São idosos abandonados, que ficam sob cuidados de entidades assistenciais públicas ou privadas, em tempo integral, sendo que muitos são doentes e carentes de atenção”, conclui.