Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Agora é lei: gestantes e puérperas devem ser vacinadas como grupo prioritário

Agora é lei: gestantes e puérperas devem ser vacinadas como grupo prioritário

por Da Redação publicado 06/07/2021 10h29, última modificação 06/07/2021 10h30

Promulgada pelo presidente da Câmara, o vereador Romário Policarpo, nesta última segunda-feira (06/07), agora é lei a inclusão das gestantes e puérperas - mulheres que estão no período até 45 dias após o parto - no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19, ou seja, todas, independente de terem ou não comorbidades, devem ser vacinadas pela campanha da Prefeitura de Goiânia.

O projeto de autoria do vereador Ronilson Reis foi aprovado na Câmara, em primeira e segunda votação. Posteriormente, encaminhado ao prefeito Rogério Cruz, que deixou passar o prazo de 15 dias e não sancionou e nem vetou a proposta, retornando para o Poder Legislativo cumprir o regimento interno, promulgando a matéria, tornando lei no município.

"A lei assegura que todas as gestantes sejam imunizadas com prioridade, sendo ou não portadora de comorbidades", explica o vereador Ronilson Reis. O crescente número de gestantes contaminadas pela Covid-19 e o agravamento do quadro clínico são fatores que motivaram Ronilson Reis a apresentar a proposta. Segundo ele, o risco às gestantes e puérperas está relacionado à imunodeficiência relativa associada a adaptações fisiológicas durante o período da gravidez e pós-parto. (Da assessoria do vereador Ronilson).