Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Alunos de robótica recebem apoio de Clécio Alves em projeto "Tampas Inovadoras para Bueiros"

Alunos de robótica recebem apoio de Clécio Alves em projeto "Tampas Inovadoras para Bueiros"

por Guilherme Machado publicado 03/12/2019 16h45, última modificação 03/12/2019 16h45

Nesta terça-feira (3), o vereador e também vice-presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Clécio Alves (MDB), recebeu três alunas da Escola Sesi Planalto: Nathanniely Alves Dias, 14 anos; Ana Carolina Mariano, 12 anos; e Maria Fernanda de Melo, 12 anos. Elas fazem parte do grupo “Legos da Justiça Planalto”, formado por estudantes do Sesi Goiás. Em reunião, as alunas apresentaram ao vereador o projeto “Tampas Inovadoras para Bueiros”, que visa identificar a má manutenção ou ausência de tampas de bueiros na capital goiana. Em apoio a esta ideia, Clécio se dispôs a criar um projeto de lei para que a ideia seja executada da melhor forma. “Ideias inovadoras têm meu apoio. Sabemos que muitas bocas de lobos ficam abertas e trazem prejuízo à população. Queremos que este modelo seja estendido a todo país”, argumentou.

O novo modelo de tampa de bueiro é feito de um material inovador, a madeira plástica, já existente no mercado há algum tempo. “Queremos solucionar este problema visando a economia, a viabilidade, o meio ambiente e a segurança do cidadão. Por isso, escolhemos trabalhar com madeira plástica, um material feito 100% de plástico com aparência de madeira”, comentou Nathanniely Alves.

A equipe é orientada pelo professor de robótica, Fernando da Silva. As alunas representarão Goiás na etapa regional Centro-Oeste do torneio de robótica First Lego League (FLL), que ocorrerá nos dias 18 e 19 de dezembro, das 8 às 18 horas, no Sesi Canaã. A disputa, batizada de "City Shaper" (modelador de cidade, em inglês), que tem como objetivo identificar um problema de um espaço público ou edificação e propor uma solução.

Dados

Segundo as alunas, o projeto foi idealizado pensando no prejuízo dado ao governos e à população. “Procuramos um material resistente às mudanças climáticas e as altas pressões, já que o concreto não resiste às alterações climáticas, criando rachaduras e, com o trafego irregular sobre as calçadas, alguns automóveis que passam por cima destas bocas de lobos fazem com que as tampas cedam”, exemplificou Maria Fernanda.

Dados de sites jurídicos, como o JusBrasil, destacam que, de 2005 à 2009, 1.463 pessoas vieram a óbito e 6.006 tiveram quedas graves por causa de bueiros, gerando indenizações de R$ 2 a R$ 40 mil que trazem prejuízo enorme às Prefeituras de todo País. “Vários são os casos de cidadãos que tiveram prejuízos emocionais imensuráveis, como perda de familiares, que vieram a óbito por causa de bueiros sem tampa”, exemplifica Ana Carolina.

Texto e foto da assessoria de comunicação do vereador Clécio Alves