Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Alysson Lima critica Saneago por falta de água nos bairros

Alysson Lima critica Saneago por falta de água nos bairros

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 31/10/2017 12h39, última modificação 31/10/2017 12h39

A falta de água que afeta diversos bairros de Goiânia, fim da concessão municipal para a Saneago explorar o serviço de água e esgoto na capital, bem como ainda a licitação desse serviço foram os temas abordados pela maioria dos vereadores na sessão de hoje (31) da Câmara. O assunto Saneago ocupou boa parte dos debates em plenário, envolvendo os vereadores Carlin Café, PPS, GCM Romário Policarpo, PTC, Jorge Kajuru, PRP, Elias Vaz, PSB, Cristina Lopes, PSDB, Clécio Alves, PMDB, Paulo Magalhães, PSD, Milton Mercêz, PRP, Tatiana Lemos, PC do B, e Lucas Kitão, PSL.

Alysson Lima, PRB, por exemplo, fez uma pesada denúncia contra a Saneago. Segundo ele, as informações que chegam ao seu gabinete dizem que "mais de 90% dos bairros que ficam sem água são da periferia. Ou seja, dos mais de 200 bairros da capital que ficam sem água todos os dias e e nos finais de semana mais de 160 são da periferia".

O vereador alega que "a água sai das nascentes existentes nas periferia e vem para os centro e outros bairros. As pessoas que moram de onde a água sai ficam na seca. É um fato inexplicável. É preciso que a empresa venha a público esclarecer essa distribuição".

"O ruim de tudo isso", acrescenta Lima, "é saber que o rodizio sempre pende para o lado mais fraco.Por exemplo, bairros de classe média, Sudoeste, Jardim América ou Pedro Ludovico, não ficam sem água. Na verdade, existe uma falha estrutural da Saneago, que reforçou a distribuição no interior do Estado e esqueceu da capital. Bairros que antes tinham 10 mil habitantes e hoje contam com mais de 40 mil pessoas sofrem com a seca e o racionamento".

Para Alysson, cabe à Assembléia Legislativa discutir sobre a concessão desse serviço, pois "cabe aos deputados tomar uma posição sobre essa questão". Ele acha que a privatização da Saneago é um tema que precisa ser profundamente discutido com a sociedade. "A tática é fragilizar a empresa e depois entregar para a privatização, como fizeram com a Celg", concluiu

LICITAÇÃO

O vereador Carlin Café, PPS, apresentou requerimento pedindo ao prefeito Íris Rezende, Secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Agenor Mariano, e da Administração, Rodrigo Silveira Melo, a abertura de um processo licitatório para a concessão do serviço de água e esgoto de Goiânia. "Isso", diz Café, "fatalmente vai melhorar o serviço e reduzir as tarifas".