Alysson Lima propõe criação de programa para atender epilépticos
Iniciativa do vereador Alysson Lima (PRB), foi apresentado durante a sessão de hoje, dia 21, na Câmara Municipal de Goiânia, requerimento para que a Prefeitura da capital crie, em caráter de urgência, o Programa de Atendimento aos Portadores de Epilepsia nas Unidades de Pronto Atendimento ( UPAS). Este programa deverá ser instituído pela Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com o parlamentar, em Goiânia não existe um serviço específico para o atendimento de quem é portador de epilepsia que fica “perambulando pela cidade”. Tal sofrimento, acrescenta, “se estende aos familiares que, além de já sofrerem vendo um ente querido com uma doença tão grave, ainda sofrem com a dificuldade de locomoção e a falta de atendimento especializado na saúde pública”.
A epilepsia é um distúrbio do cérebro que se expressa por crises repetidas. Segundo dados da Associação Brasileira de Epilepsia, de cada cem pessoas, uma a duas são epiléticas. " O portador e também seus familiares necessitam de apoio para que possam aceitar e aprender a lidar com esta realidade", finaliza Alysson.