Alysson propõe divulgação de custos das empresas do transporte coletivo
Matéria que objetiva mais transparência dos valores arrecadados e gastos pelas concessionárias de transporte coletivo da capital, de iniciativa do vereador Alysson Lima (PRB) foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e deve compor a pauta nas próximas sessões.
Segundo a propositura, as empresas permissionárias e concessionárias que operam o transporte público deverão disponibilizar em seus sites mensalmente comprovantes dos custos operacionais com o sistema, bem como os recursos arrecadados com a venda das passagens.
Alysson propõe no projeto que o valor da tarifa dos ônibus coletivos não poderá ser reajustado em caso de descumprimento das publicações mensais dos custos/lucros financeiros das empresas.
“O projeto dispõe da obrigatoriedade da responsabilidade das empresas de transporte coletivo ou consórcios na divulgação de fácil acesso das informações com seus gastos... para que a população consiga compreender a realidade das empresas que operam no nosso sistema de transporte”, justifica o parlamentar emendando que se evitará “que o sistema de transporte tenha aspecto somente comercial, onde se arrecada cada vez mais e não se preocupa com o usuário”.(Foto Alberto Maia).