Alysson quer indenização por longas esperas em pontos de ônibus
"Essa é a lei do busão, atraso vai gerar indenização", enfatiza Alysson Lima (PRB) sobre a matéria apresentada hoje (21) em plenário. Segundo a proposta, os passageiros que esperarem por mais de 20 minutos em pontos de ônibus, durante a semana, deverão ser indenizados. Nos finais de semana e feriados, o tempo limite de espera deve ser de 30 minutos e em dias de tempo adverso, com fortes chuvas e alagamentos, o passageiro vai esperar até 40 minutos.
A ideia do parlamentar é de que a comprovação dos horários seja fornecida pelo Serviço de Informação Metropolitano (SIM) e pelo sistema de “Olho no Ônibus” oferecido pela RMTC (Rede Metropolitana de Transporte Coletivo).
Alysson justificou que “esse serviço essencial é considerado ruim e ineficiente com passagens cara, falta de ônibus nos terminais e falta de períodos de tempo razoáveis, ocasionando longas filas para o embarque”. O vereador ainda adicionou que a além disso, os usuários enfrentam “espera exacerbada, veículos lotados em horários de pico, fatores de grande angústia no dia a dia do cidadão”.
Também afirmou que “com a fixação da punição pelo longo tempo de espera, os usuários poderão se programar melhor pois os veículos vão transitar em suas linhas de maneira regular, além de criar uma integração entre o prestador do serviço e o cidadão”.