Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, ambientalistas são homenageados na Câmara

por Quezia de Alcântara publicado 13/06/2022 08h35, última modificação 14/06/2022 15h23
Homenagem foi prestada pela vereadora Aava Santiago (PSDB)

Foto: Iasmim Kudo

Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último dia 5 de junho, a vereadora Aava Santiago (PSDB) homenageou ambientalistas, nesta segunda-feira (13), na Câmara de Goiânia. Entre os cerca de cem homenageados, estiveram o fundador do Memorial do Cerrado em Goiânia e doutor em Arqueologia Pré-Histórica, professor Altair Sales, e a bióloga e embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil, Raquel Ferreira de Sousa Pires Sales.

Atualmente, Altair Sales coordena o projeto Enciclopédia Virtual do Cerrado, além de atuar como assessor do Ministério do Meio Ambiente. Sales é natural de Correntina, na Bahia, tem graduação em Antropologia pela Universidade Católica de Chile (1970) e é doutor em Arqueologia Pré-Histórica pela Smithsonian Institution - National Museum of Natural History de Washington DC (1991). Ele também é professor do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás.

Embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil, a bióloga Raquel Ferreira de Sousa Pires Sales desenvolve ações para diminuição de lixo na natureza, como a Semana Lixo Zero Goiânia; o Drive-Thru Lixo Zero; a Semana da Compostagem de Goiás; o Dia Mundial da Limpeza; o Fórum Regional Cidades Lixo Zero; e o Encontro de Melhores Práticas Lixo Zero, por exemplo.

Para Aava Santiago, é imprescindível alinhar sustentabilidade com o desenvolvimento da cidade. “Somente em Goiânia temos cerca de 90 nascentes que precisam ser preservadas e cuidadas diariamente. É nosso dever tratar sobre esse tema e também referendar aqueles que dedicam suas vidas na missão árdua que é estudar, pesquisar e lutar para que esses ambientes permaneçam intactos à avidez de grandes construtoras ou empreiteiros que visam somente lucro onde deveriam preservar”, afirma.

Ações pelo Meio Ambiente

Em janeiro deste ano e em defesa do desenvolvimento sustentável, a parlamentar propôs o Grupo de Trabalho “Eu Faço o Plano Diretor”, responsável por debater o projeto que estava em tramitação na Câmara. O grupo também discutiu temas como proteção de regiões do entorno de reservatórios de água para abastecimento, de estações de tratamento de esgoto, do aterro sanitário e de outras zonas de segurança de Goiânia, além de regras referentes a uso e destino de áreas públicas.

Aava apresentou 16 emendas para preservação de nascentes, integridade de zonas rurais, exigência de estudo de impactos ambientais, entre outras sugestões. Nenhuma delas, entretanto, foi aprovada pela Casa. “Sem dúvida alguma foi uma derrota para a cidade. Propusemos emendas conforme dados e análises técnicas de professores, doutores da área que compuseram nosso qualificadíssimo grupo de trabalho. Mas isso não nos impedirá de formatar novos modelos de utilização do espaço que ocupamos com nossas vidas, para que seja de um jeito que acompanhe premissas mundiais de desenvolvimento sustentável”, explica.

Data comemorativa

Criado em 1972, na Assembleia Geral das Nações Unidas, o Dia Mundial do Meio Ambiente tem objetivo de conscientizar sobre a importância da preservação de recursos naturais. A instituição da data marcou a abertura da Conferência da ONU sobre Ambiente Humano – que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo. A partir dessa discussão, foi criado o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), além da apresentação da Declaração da Conferência da ONU sobre Meio Ambiente, que estabelece princípios que visam ao aprimoramento da preservação ambiental.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora