Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Amma apresenta Projeto Amigo Verde na comissão de Meio Ambiente

Amma apresenta Projeto Amigo Verde na comissão de Meio Ambiente

por Quezia de Alcântara publicado 16/08/2018 10h30, última modificação 16/08/2018 12h43

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Goiânia recebeu nesta quinta-feira, 16, o presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma). Ele esteve na Casa para apresentar a minuta de projeto de lei que está sendo elaborada e que encontra-se na Casa Civil para encaminhamento ao poder Legislativo nos próximos dias.

Trata-se da criação do Programa Amigo Verde no Município com a finalidade de firmar parcerias entre o poder público e entidades sociais, empresas privadas ou pessoas físicas para implantação, reforma, manutenção e paisagismo dos parques naturais urbanos por meio de adoção voluntária.

A adoção se dará por meio de chamamento público e celebração de acordo de cooperação com o município que levará em conta uma série de exigências detalhadas nos editais. Não serão permitidas a participação de empresas ligadas à produção ou consumo de cigarros, bebidas alcoólicas e drogas e outras que possam ser consideradas impróprias ou conflitantes com os objetivos propostos pelo Programa Amigo Verde.

Uma das exigências é que o adotante poderá escolher um parque em bairro nobre ou central, mas que será obrigado a adotar juntamente um parque da periferia”, explicou Gilberto Marques Neto, presidente da Amma.

Estavam presentes os vereadores Gustavo Cruvinel (PV), presidente da Comissão de Meio Ambiente e os colegas: Paulo Magalhães (PSD); Izídio Alves (PR); Weligton Peixoto (PMDB), Zander (Patriotas) e Cristina Lopes (PSDB). Os parlamentares manifestaram apoio ao projeto e aprovação do mesmo na comissão, que deverá analisar a matéria antes da última votação em plenário.

ENTULHOS ÁREA AMBIENTAL VILA RORIZ

O presidente da Amma informou aos vereadores que a agência está atendendo ao requerimento de iniciativa do vereador Jair Diamantino (PSDC) que denunciou o uso de área de preservação ambiental como local de descarte de entulhos na Vila Roriz onde está prevista a construção do Programa Urbano Ambiental Macambira/Anicuns - Puama, que vem sendo implementado, por etapas, pela Prefeitura de Goiânia.

Trata-se de uma região de alta periculosidade para nossos fiscais, que inclusive, foram recebidos a tiros em uma vistoria. Estamos realizando uma grande operação ali, com ajuda de drones para identificar os infratores, por meio de flagrantes dos crimes ambientais, quando depositam resíduos ali com caminhões. Já aplicamos multas às empresas de descarte que foram identificadas e continuaremos com ações para resolver este problema”, informou Gilberto Marques.