Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Anderson Sales apresenta projeto de incentivo à mediação de conflitos

Anderson Sales apresenta projeto de incentivo à mediação de conflitos

por Quezia de Alcântara publicado 11/02/2019 11h09, última modificação 11/02/2019 11h09

Projeto de lei (2019/ 00257) do vereador Anderson Sales-Bokão (DC) aprovado na CCJ, sugere a criação do programa “Conheça a Mediação”, de incentivo à mediação de conflitos no município de Goiânia. O projeto tem como o objetivo principal divulgar a mediação como método extrajudicial de solução de conflitos e ferramenta de pacificação social.

De acordo com o vereador, a mediação além de desafogar o judiciário e ser um método rápido, promove a participação do cidadão já que a solução do conflito é promovida pelas partes envolvidas, conforme seus valores e costumes.

Ele ressalta que “não se pretende afastar as partes da jurisdição, apenas sugere o deslocamento da solução do conflito do Poder Judiciário para as próprias partes envolvidas no processo, tendo como fundamento a cultura da pacificação, a democracia constitucional deliberativa e os modernos postulados da intervenção mínima do estado e da cooperação entre ambas as partes”.

Anderson destaca que o projeto pretender popularizar a mediação por meio de palestras realizadas por voluntários e prestar homenagens aos mediadores, sendo incluído no Calendário de Eventos Oficiais do Município o Dia do Mediador, a ser comemorado no dia 26 de junho, e a Semana da Mediação, a ser celebrada na última semana do mês de junho. (Texto da estagiária Bárbara Carvalho).