Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Anderson Sales propõe instalação de semáforos à base de energia solar

Anderson Sales propõe instalação de semáforos à base de energia solar

por Da Redação publicado 09/06/2022 15h55, última modificação 09/06/2022 17h58
Parlamentar argumenta que iniciativa representa economia para município e maior segurança no trânsito

O vereador Anderson Sales - Bokão (PRTB) apresentou, nesta quinta-feira (9), projeto de lei para implantação obrigatória, em Goiânia, de semáforos que funcionem à base de energia solar. “São evidentes os benefícios da utilização da energia solar como fonte para semáforos. Além de economia para o município, representam maior segurança no trânsito, já que semáforos, com fonte própria, não ficariam sujeitos às faltas recorrentes de energia que ocorrem em nossa cidade, em especial em dias de chuva”, argumenta o parlamentar.

De acordo com o texto da matéria – caso o projeto seja aprovado em Plenário e sancionado pelo Executivo – a Prefeitura deverá elaborar, por meio do órgão competente, um cronograma para substituição progressiva dos semáforos. Esse cronograma especificará detalhes do processo de transição dos atuais semáforos, em funcionamento à base de energia elétrica, fornecida de modo convencional, para novos equipamentos com energia solar.

Ao justificar sua proposta, Bokão cita recente trabalho exposto na sétima edição do Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte-Nordeste de Educação Tecnológica. Na oportunidade, afirma, foi apresentada por pesquisadores uma solução alternativa e eficiente para semáforos com utilização de energia solar fotovoltaica (tecnologia que converte energia solar em elétrica).

“Não há dúvida quanto à viabilidade da implantação de um sistema de independência energética de semáforos, a partir da tecnologia de coleta de energia solar por meio de placas solares, como substituto da energia elétrica oriunda de hidrelétricas. A iniciativa corrobora para maior segurança no trânsito, diminuindo risco de acidentes. Não se trata, portanto, apenas de economia”, comenta o autor do projeto.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador