Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Em Sessão Especial, Anderson Sales homenageia mediadores judiciais e extrajudiciais

por Da Redação publicado 27/06/2024 10h10, última modificação 27/06/2024 13h16
Evento, realizado nesta quarta-feira (26), concedeu 83 Diplomas de Honra ao Mérito

A Câmara de Goiânia promoveu, nesta quarta-feira (26), Sessão Especial em homenagem aos Mediadores Judiciais e Extrajudiciais, proposta pelo vereador Anderson Sales - Bokão (MDB). Como reconhecimento, 83 personalidades receberam Diploma de Honra ao Mérito. Anderson é autor da Lei nº 10.703/2021, que incluiu o Dia do Mediador no Calendário Oficial de Eventos de Goiânia – comemorado em 26 de junho.

Estiveram presentes à sessão o coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, desembargador Aureliano Albuquerque Amorim; a Entusiasta da Conciliação e Mediação, desembargadora Doraci Rosa Lamar da Silva Andrade; o defensor público e coordenador do Núcleo Especializado em Atuação Extrajudicial da Defensoria Pública do Estado de Goiás, Bruno Malta Borges; o promotor de Justiça e coordenador do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição do Ministério Público de Goiás, Rafaello Boschi Isaac; e a presidente do Instituto de Direito de Família - Seção Goiás, Sol Oliveira.

Em sua fala, Anderson destacou a relevância dos profissionais na facilitação do diálogo e na resolução pacífica de conflitos. “Os mediadores, tanto judiciais quanto extrajudiciais, são verdadeiros agentes de transformação. Eles atuam na construção de pontes, na facilitação do diálogo e na resolução pacífica de conflitos, promovendo uma cultura de conciliação e de entendimento. Em uma sociedade marcada por divergências e por disputas, a mediação surge como um caminho de esperança e de solução efetiva, que privilegia o consenso e a cooperação. Que esta homenagem seja um incentivo para que mais pessoas se engajem na mediação e percebam o valor inestimável dessa prática. Que possamos continuar a apoiar e valorizar o trabalho dos mediadores, proporcionando-lhes as condições necessárias para que possam desempenhar suas funções com excelência”, comentou o vereador.

Coordenador do Núcleo Especializado em Atuação Extrajudicial da Defensoria Pública do Estado de Goiás, Bruno Malta Borges ressaltou a importância do mediador na construção de uma cultura de paz. “Para ser um mediador é preciso, sim, ter muito conhecimento. É preciso conhecer o humano na sua essência, na sua profundidade. Mas esse profissional do não saber é aquele que, em uma sessão de mediação, ele é capaz de se despir dessa condição de detentor do saber e reconhecer no outro, nos medianos, toda sua capacidade de autogestão dos próprios conflitos. E a contribuição que todos vocês têm com a construção de uma cultura de paz, de uma sociedade mais justa em que as pessoas são protagonistas das suas próprias histórias”, afirmou o defensor público.

Psicóloga e mediadora judicial no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) em 2º Grau do Tribunal de Justiça de Goiás, Gleciely Souza destacou a importância do reconhecimento aos mediadores. “Eu gostaria de agradecer ao vereador Anderson Sales por nos oportunizar este momento com a casa tão cheia. E que seja a primeira de muitas para que a gente possa ser homenageado, e que as pessoas saibam cada vez mais desse trabalho. Porque muitas vezes a gente chega nos lugares e fala que é mediador, e as pessoas não têm conhecimento. Então, a gente tem que explicar e a gente precisa explicar porque as pessoas não sabem, é uma profissão nova. Então fica aqui a minha gratidão e parabéns a todos os meus colegas mediadores e mediadoras”, disse a homenageada.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador