Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Andrey Azeredo propõe sessão em memória dos 30 anos do acidente com o Césio-137

Andrey Azeredo propõe sessão em memória dos 30 anos do acidente com o Césio-137

por joana — publicado 06/06/2017 14h35, última modificação 07/06/2017 15h49

Proposta pelo vereador Andrey Azeredo (PMDB), presidente da Câmara Municipal de Goiânia, será realizada no dia 13 de setembro deste ano, Sessão Especial em memória aos trinta anos do acidente radioativo com o Césio-137 nesta capital. O evento, que acontecerá no Plenário da Casa, terá como tema “Não podemos esquecer:Césio-137, 30 anos depois”.

De acordo com o requerimento “faz-se necessário o contínuo trabalho de conscientização da população goianiense quanto aos fatos ocorridos durante o acidente do dia 13 de setembro de 1987, episódio histórico de nossa cidade. O ato de prestar homenagem aos diretamente envolvidos e àqueles que mantém o compromisso com a causa dessa reflexão histórica é medida que se impõe”.

História

Considerado o maior acidente radiológico do mundo, o Césio-137 causou comoção nacional e goianienses enfrentaram discriminação, especialmente com relação aos produtos fabricados na capital. Há trinta anos, um aparelho contendo a peça radioativa foi achado aberto por catadores de papel em um prédio abandonado. A cápsula possuía uma luz brilhante que despertou curiosidade e muita gente acabou manuseando o material. Mais de mil pessoas foram contaminadas e quatro morreram na época. Mas estima-se que dezenas de outras pessoas tenham sido vítimas dos efeitos nocivos da contaminação. Ainda hoje uma associação de vítimas luta para resgatar a cidadania dos atingidos diretamente pelo acidente.