Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Andrey Azeredo ressalta a responsabilidade dos presidentes de Câmaras Municipais em evento do TCMGO e da UVEGO

por marcos — publicado 10/04/2018 14h15, última modificação 10/04/2018 14h19

O papel da política é necessário, importante, e através dela e de bons gestores a democracia se fortalece”, enfatizou o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Andrey Azeredo (MDB), na manhã desta terça-feira, 10, na abertura de evento realizado pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO) e pela União dos Vereadores do Estado de Goiás (UVEGO), o 1º Encontro de Presidentes de Câmaras de Vereadores do Estado de Goiás.

Andrey compôs a mesa de autoridades do Encontro e, em seu discurso de abertura, parabenizou as duas instituições pela realização do evento e enfatizou a importância da iniciativa, que, segundo ele, “possibilitará a nós, presidentes de Câmaras, sermos melhor orientados acerca do nosso papel e das nossas responsabilidades e poderemos transmitir, de forma clara, aos demais vereadores de cada um dos 246 municípios goianos, o que aprendemos aqui.” Ele destacou, ainda, o empenho dos presentes em deixar momentaneamente os afazeres em suas cidades para vir à Capital aprimorar o exercício de seus mandatos com “transparência, e, acima de tudo, observando os preceitos constitucionais”.

Dirigindo-se ao presidente do TCMGO, Joaquim de Castro, Andrey chamou a atenção para o trabalho do Tribunal, que “sempre teve o papel de orientar, de prevenir para não ter que punir. Hoje a classe política passa por um momento de grande turbulência, somos muito estigmatizados, para não dizer criminalizados, e o papel de instituições como o TCM e a UVEGO tem relevância primordial para ajudar-nos, nós que estamos no dia-a-dia com a população, a restabelecer a nossa credibilidade”, e acrescentou que é necessário que os políticos tenham “parcimônia, responsabilidade e não a intenção de apontar o dedo, mas de corrigir desvios. O TCM é fundamental nisso e agradeço as ações e orientações de todos os conselheiros desta Casa em parceria com a Câmara Municipal de Goiânia, que está sempre à disposição deste Tribunal e da UVEGO.”

A respeito da responsabilidade que cabe aos presidentes dos Legislativos Municipais, Andrey ressaltou que é uma posição passageira, com tempo curto de duração, mas que requer muita atenção aos deveres inerentes à Presidência porque qualquer erro ou descuido pode prejudicar, por muitos anos, o ocupante do cargo. “Desejo que possamos, através de encontros como este, nos qualificarmos cada vez mais e termos tranqüilidade ao fim de nossas gestões, e podermos, durante os nossos mandatos, representar bem a Câmara que nos confiou a responsabilidade de presidi-la e, acima de tudo, a população que nos elegeu”, frisou.

No Encontro, o auditor do Tribunal, Carlos Andrade, ministrou a palestra  “O Papel e a Responsabilidade do Presidente de Câmara como gestor”. Coordenado pelos presidentes do TCMGO, Joaquim de Castro, e da UVEGO,  Ricardo de Oliveira Carneiro, o evento foi realizado no Plenário do Tribunal, na rua 68, no setor Central, e reuniu vereadores dos Legislativos Municipais de todo o Estado, conselheiros, procuradores, representantes da UVEGO Mulher e assessores. A apresentação do Coral do TCMGO foi a atração cultural do Encontro e foi muito aplaudida ao apresentar canções alusivas às belezas naturais e às tradições goianas.

Texto produzido pela assessoria de imprensa da Presidência

registrado em: