Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Anselmo Pereira discute preservação do Patrimônio Art Decó em Goiânia

Anselmo Pereira discute preservação do Patrimônio Art Decó em Goiânia

por Michelle Lemes publicado 17/11/2016 18h04, última modificação 17/11/2016 18h04

Durante a realização de audiência pública hoje (17), o presidente Anselmo Pereira ressaltou que irá buscar a criação da Comissão de Patrimônio Público Cultural e Artístico na Câmara Municipal de Goiânia para analisar tecnicamente todas as matérias desse teor que tramitam na Casa. Tal decisão ocorreu após estudiosos e representantes do setor público ressaltarem a necessidade de valorização do patrimônio Art Decó da cidade de Goiânia, que possui um dos maiores acervos do mundo. “Não podemos permitir que em nome da modernidade, rasga-se a memória da cidade”, advertiu o presidente.

Gutto Lemes, artista plástico e guia cultural, responsável por criar a Sociedade Art Decó de Goiânia, mapeou o roteiro de visitas aos ícones símbolos dessa arte na cidade, como Estação Ferroviária, Instituto Federal Goiano, Grande Hotel, Lyceu de Goiânia, Coreto, Ministério da Fazenda, Museu Zoroastro Artiaga, Secretaria Geral, Fórum e Tribunal de Justiças, Tribunal Regional Eleitoral, Museu Pedro Ludovico Teixeira, Torre do Relógio, Trampolim, Mureta, Palácio das Esmeraldas e Chefatura de Polícia. Ele é um dos responsáveis pelo city tour realizado na cidade para divulgação desta arte.

Para ele, é essencial mostrar a cidade de Goiânia para o mundo e já diz que ela fará parte de um corredor Art Decó das Américas e existe a possibilidade de sediar, em 2023, o Congresso Internacional de Art Decó. Ele apresentou ainda um documentário realizado com o título de Patrimônio Adormecido.

A Aliança Francesa apresentou o trabalho que tem sido realizado para divulgar o patrimônio e acervo de Goiânia ao público, para que possam conhecer a história. Houve uma exposição de fotos de patrimônios do mundo todo na Aliança Francesa e a Art Decó de Goiânia foi incluída.

Deolinda Taveira, gerente de Patrimônio Artístico da Secretaria Municipal de Cultura, disse que há uma política de desvalorização do patrimônio na cidade e afirmou que é preciso que os Poderes Legislativo e Executivo discutam seriamente a política de preservação do patrimônio artístico.

Anselmo Pereira apresentou aos presentes dois projetos de Lei que tramitam na Casa com o objetivo de disciplinar o uso de fachadas publicitárias, de iniciativa do vereador Elias Vaz, e de promover o ordenamento dos engenhos publicitários nos trechos considerados de interesse urbanístico do município, como Centro, Campinas e Setor Sul, de iniciativa do prefeito Paulo Garcia. Ele ainda apresentou a Lei 9734/16, que transforma o Centro Histórico de Goiânia, tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em Galeria de Arte a céu aberto.

Inúmeras propostas foram entregues ao vereador Anselmo Pereira, como a sinalização adequada do local, o mapeamento da Avenida Anhanguera, a capacitação de técnicos da Prefeitura, o processo educativo, a criação de políticas públicas de proteção do patrimônio, a divulgação da Art Decó de Goiânia e a fiscalização. Ele garantiu que será dado andamento aos projetos de Lei em andamento na Câmara Municipal e outra audiência irá discutir o mesmo assunto no próximo ano.