Anselmo Pereira propõe Comenda Intelectual de Honra ao Mérito Ana Braga
O vereador Anselmo Pereira (MDB) apresentou, na sessão desta quinta-feira (22), na Câmara de Goiânia, projeto de resolução (21/2023) para instituição da Comenda Intelectual de Honra ao Mérito Ana Braga, a ser concedida, anualmente, a 30 mulheres de destaque na carreira política em Goiânia.
Segundo o projeto, a entrega das comendas ocorrerá em Sessão Especial da Câmara, realizada em novembro. O requerimento de homenagem será apresentado por um ou mais vereadores, com indicação dos nomes das agraciadas que se destacaram politicamente no respectivo ano. Junto à comenda, será entregue Diploma de Honra ao Mérito assinado pela Mesa Diretora e pelos autores da homenagem.
Trajetória
Ao justificar sua matéria, o parlamentar disse que "se trata de uma forma de reconhecimento e homenagem à trajetória notável e ao legado deixado por Ana Braga, primeira vereadora do Município de Goiânia".
O texto menciona o pioneirismo de Ana Braga, ao se eleger vereadora em 1947, como representante da União Democrática Nacional (UDN). "Foi presença feminina importante na política goiana, para fortalecimento da democracia e para representatividade das mulheres na esfera política", frisou Anselmo.
A matéria também destaca a formação acadêmica de Ana Braga – bacharel em Geografia e História, licenciada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e graduada em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
"Sem contar sua participação como membro da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (Aflag). Portanto, dada sua relevância histórica e política, como também para educação e cultura, apresentei esta comenda para homenagear a grande figura que foi Ana Braga", concluiu o vereador.
Ana Braga morreu, aos 99 anos, na última terça-feira (20).