Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Anselmo propõe Dia em Defesa da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Anselmo propõe Dia em Defesa da Universidade Federal de Goiás (UFG)

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 25/09/2019 11h24, última modificação 25/09/2019 11h24

Projeto de lei (355/2019) apresentado pelo vereador Anselmo Pereira, PSDB, na sessão de hoje (25) da Câmara visa instituir no município de Goiânia o dia em defesa da Universidade Federal de Goiás (UFG), a ser comemorado anualmente em 14 de dezembro. Nesse dia, pelo projeto, serão concedidas 40 certificados e comendas Colemar Natal e Silva, que foi professor, fundador e primeiro reitor da UFG, aos administradores, pesquisadores, professores, servidores e alunos que se destacaram durante o ano na universidade.

Ao justificar a homenagem, Anselmo destacou o papel "importante da UFG na vida universitária e educacional do Estado". "Ela foi criada", lembrou, "por força da Lei Federal 3.834_C, de 14 de dezembro de 1960, com o ato normativo assinado pelo então presidente da República, Juscelino Kubitscheck, no dia 18 de dezembro/1960, em solenidade na Praça Cívica. No ato, o presidente garantiu que a primeira instituição pública de ensino superior de Goiás teria personalidade jurídica própria e autonomia didática, financeira, administrativa e disciplinar".

O vereador tucano, ao justificar seu projeto, lembrou da visita do atual reitor da UFG, Edward Madureira, à Câmara, no último dia 19, quando relatou "a gravidade da crise que o governo Bolsonaro mergulhou a universidade com a famigerada PEC 95, chamada Teto dos Gastos. Trata-se de um governo inimigo da educação, ao contingenciar verbas de custeio para a educação na ordem de 30%, o agravou a crise, provocando manifestações de ruas a essa politica educacional".

FUTURE-SE

Anselmo Pereira criticou igualmente o programa federal denominado Future-se que, disse ele, "não recebeu adesão das instituições federais de ensino superior. Um programa que não atende aos objetivos para os quais a UFG, por exemplo, foi criada. Um programa que liquida a autonomia das instituições superiores. O sonho das famílias da baixa renda ver os filhos frequentando um curso superior gratuito está sepultado".

Ao concluir, o vereador reafirma seu pedido aos colegas para a aprovação do projeto, devido "a relevância social e educacional de uma UFG fortalecida e com pleno gozo de suas garantias legais e constitucionais para a defesa do desenvolvimento de nossa comunidade".