Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Anselmo realiza audiência para debater problemas do Setor Jaó e adjacências

Anselmo realiza audiência para debater problemas do Setor Jaó e adjacências

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 11/07/2016 11h50, última modificação 14/07/2016 10h33

Mais de uma centena de moradores do Setor Jaó estiveram reunidos hoje (11) na Câmara Municipal para debater com o presidente da Casa, Anselmo Pereira, do PSDB, os problemas que afligem o setor e adjacências. O principal problema apontado por eles diz respeito a questão da segurança pública, bem como iluminação pública, excesso de acessos ao bairro (22 no total), poluição e preservação ambiental.

Ao final do encontro ficou acertado que será formada uma comissão que irá tratar de tais assuntos juntos aos governos do Estado (segurança pública) e da Prefeitura de Goiânia. O delegado Eduardo Prado, por exemplo, usou a palavra para informar aos presentes que hoje, às 16 horas, vai se reunir com o comando da Polícia Civil para acertar a instalação de uma unidade da Guarda Civil Metropolitano no bairro.

Inicialmente, o presidente da Associação dos Moradores do Setor Jaó, Edson Gomes Barbosa, destacou que o maior problema ali "é a falta de uma segurança efetiva. Apesar de redução do número de assalto às residências, um grave problema é o excesso de acessos no bairro. Isso traz insegurança porque não tem controle quem entra e quem sai. Outro problema sério é a construção do Aeroporto e do Tribunal de Contas do Estado, que vão levar o bairro mais de 3 mil pessoas. O Jaó conta com pouco mais de 7 mil moradores. Estamos também preocupados com a preservação ambiental", destacou.

"Estamos aqui buscando uma parceria com esta Casa para atenuar tais problemas", reafirmou Edson. E completou:"Estamos aqui portanto pedindo socorro aos vereadores".

Antônio de Pádua Teixeira, representando o CREA, afirmou que "estamos dispostos a colaborar com os moradores do Jaó. Mas precisamos de mais dados para uma avaliação técnica sobre o que se pode ser feito ali". Em aparte, o vereador Anselmo Pereira acha que uma das saídas ali seria a transformação da BR-060 numa avenida para evitar "esse absurdo que aquela rodovia transformou".

Já o major Marreiros, comandante do 9º Batalhão da PM na capital, afirmou que o Setor Jaó "é um bairro privilegiado em termos de segurança. De março até agora aconteceram apenas 4 assaltos a residências, enquanto que em outros bairros chega 20 por mês. Temos uma ali uma viatura parada e outra que faz a ronda do bairro diariamente. Temos que melhorar, para deixar a população mais tranquila".

Mas o coronel Caetano, do comando da PM em Catalão, morador do bairro, destacou que a falta de efetivo policial "é uma triste realidade. Essa reunião é importante para a busca de soluções junto às autoridades. Concordo que o fechamento parcial de ruas é fundamental para a segurança".

PROPOSTAS

A deputada Adriana Accorsi, do PT, moradora do bairro, também concordou com a proposta de reforçar a segurança do bairro. Defendeu igualmente uma pareceria entre a Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana. "A atuação conjunta dessas duas forças policiais fatalmente inibirá a ação dos malfeitores no bairro", diz ela.

Ao final da audiência, o vereador Anselmo Pereira, que propôs o encontro, enumerou uma série de providências que poderão ser tomadas para amenizar a situação de segurança do Jaó. "Primeiramente, vamos levar tais pedidos aos governos do Estado e da Prefeitura. `Por exemplo, questões como segurança, iluminação adequada, redução dos acessos ao bairro, monitoramento áudio visual, estudos de impacto de vizinhança, drenagem do setor, aplicação da Lei do Uso do Solo e convênio entre a PM e Guarda Municipal", concluiu. Foto Fernanda Rodrigues