Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Anselmo vai convocar secretário para falar sobre Conselho de Saneamento

Anselmo vai convocar secretário para falar sobre Conselho de Saneamento

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 01/11/2017 12h18, última modificação 01/11/2017 12h18

O vereador Anselmo Pereira, PSDB, anunciou hoje (1º) que vai apresentar na sessão ordinária da próxima semana um requerimento convocando o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos da Prefeitura, Fernando Cozzeti, para comparecer na Câmara e dar explicações sobre a não realização de reunião do Conselho de Saneamento de Goiânia.

Segundo o vereador tucano, de acordo com a Lei  9.917, de 26 de setembro de 2016, o secretário da Seinfra, é presidente do referido Conselho e teria de convocá-lo para uma avaliação da situação no abastecimento de água em Goiânia. "A Lei está em vigor a mais de um ano e ele não tomou nenhum providência em convocar o Conselho. A Lei não protege quem cochila".

Anselmo afirma ainda que o secretário, ao ser convocado pela Câmara, terá de comparecer, "sob pena de ser afastado do cargo".

O Conselho de Saneamento de Goiânia foi criado no governo Paulo Garcia, no ano passado, com a finalidade de discutir e deliberar sobre projetos de saneamento básico e planejamento estratégico de melhoria e modernização desse serviço na capital. Dele fazem partes 18 entidades, entre as quais Prefeitura de Goiânia, Câmara Municipal, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, Stiueg, Universidade Federal de Goiás, associação de proteção e defesa do consumidor, Agência Nacional de Águas, OAB-GO.

KAJURU

Por sua vez, Jorge Kajuru, PRP, também apresentou requerimento convocando o presidente da Saneago, Jalles Fontoura, para explicar aos vereadores a falta de água em Goiânia. É fundamental que venha a esta Casa dar esclarecimentos convincentes sobre as constantes interrupções do fornecimento de água aos moradores da cidade e dizer quais as medidas adotadas pela empresa para solucionar esse gravíssimo problema", justificou Kajuru.

O vereador do PRP afirma que "o senhor Jalles tem que o porquê mais de 200 bairros de Goiânia estão sofrendo racionamento. Quem deveria assumir um papel mais explícito nesse caso é a Assembleia Legislativa, que não fez nada. O presidente da Saneago  será questionado sobre a falta de recursos para resolver tais problemas. Onde foram aplicados tais recursos? ", indagou.