Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Antena poderá ser obrigatória em todas as motos

Antena poderá ser obrigatória em todas as motos

por Guilherme Machado publicado 13/06/2016 16h48, última modificação 13/06/2016 16h48

Mizair Lemes Júnior apresentou projeto de lei que obriga que todas as motos estejam equipadas com antena ou aparador de linha para evitar que motociclistas sejam feridos por linhas de pipa com cerol. Atualmente, apenas moto-táxis ou que realizam frete são obrigadas a ter antena instalada.

A mistura de cola com vidro moído aplicadas nas linhas, além das chamadas linhas chilenas, altamente cortantes, é usada por crianças e jovens em disputas em que vence quem corta a linha da pipa adversária. Contudo, essa brincadeira irresponsável causa vários acidentes graves todos os anos, provocando cortes profundos e até a morte de motociclistas quando atingido o pescoço. “Quando não matam deixam sequelas nas vítimas”, diz o vereador.

Pelo projeto, o acessório deverá estar fixado em pelo menos um dos lados do guidom e estar regulado acima da cabeça do condutor sentado, de forma a proteger principalmente a região do pescoço.

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT) será a responsável por fiscalizar e aplicar as penalidades aos infratores.