Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Aprovada a Frente Parlamentar dos Parques Tecnológicos em Goiânia

Aprovada a Frente Parlamentar dos Parques Tecnológicos em Goiânia

por barbara-fc — publicado 24/09/2019 11h38, última modificação 24/09/2019 11h39
Aprovada a Frente Parlamentar dos Parques Tecnológicos em Goiânia

(Foto: Alberto Maia)

Foi aprovado em segunda votação nesta terça-feira, 24, o Decreto Legislativo (N°0013/2019) de autoria do vereador Gustavo Cruvinel (PV), que cria a Frente Parlamentar do Parque Tecnológico de Goiânia. Gustavo vem acompanhando a discussão nacional sobre o tema em Brasília. A partir de sua instalação, a Frente pretende fomentar o debate em torno do parque, já instalado em Goiânia, incluindo possíveis ações legislativas, para contribuir na sua consolidação.

Hoje, existem no Brasil 103 parques tecnológicos, 43 em operação, 37 em implantação e 23 na fase de projetos. A ideia central é reunir em um mesmo local, pesquisadores, universidades, empresas e incubadoras, com foco na inovação. É uma atividade que já movimenta 1,3 mil empresas e 4 mil pesquisadores, gerando quase 40 mil empregos diretos. A idealização é de reunir em um mesmo local, empresas, pesquisadores e estudantes interessados em inovação, aproximando diversos agentes do processo de inovação. Em Goiânia, o Parque Tecnológico começa a ser desenvolvido no Campus Samambaia da UFG.

A busca de soluções para as demandas da sociedade a partir do desenvolvimento tecnológico é uma realidade em todo mundo. Polos de tecnologia como o Vale do Silico nos Estados Unidos, bem como hubs de tecnologia em Pequim, Nova York, Londres e Tel Aviv são a prova deste fenômeno. Dentre várias propostas, a Frente Parlamentar buscará integrar governo, empresas e sociedade com a finalidade criar políticas públicas objetivando a atração de empresas de tecnologia para o parque gerando postos de trabalho no parque, além de incentivar o programa de bolsas de Pesquisas na modalidade P&D – Pesquisa e Desenvolvimento. Estabelecer uma estratégia capaz de consolidar o papel do parque tecnológico como instrumento de desenvolvimento econômico baseado na criação e fortalecimento de empresas intensivas em Goiânia e entre outros ,” justificou o vereador.

Em Goiânia, a Frente Parlamentar terá o próprio vereador Gustavo Cruvinel como presidente, com Lucas Kitão (PSL), ficando na vice-presidência, de acordo com o decreto aprovado, Segundo Gustavo, nos próximos dias, a Frente dá início aos seus trabalhos, reunindo pessoas e entidades que estão trabalhando em torno do parque de Goiânia.