Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Aprovada convocação do secretário de Governo de Iris, Samuel Almeida

Aprovada convocação do secretário de Governo de Iris, Samuel Almeida

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 24/08/2017 13h01, última modificação 24/08/2017 13h01

Por 19 votos favoráveis e uma abstenção, o plenário da Câmara aprovou na sessão de hoje (24) o requerimento do vereador Jorge Kajuru, PRP, convocando o secretário de Governo do Prefeito Iris Rezende, PMDB, Samuel Almeida, para prestar esclarecimentos sobre declarações envolvendo o relacionamento entre o Paço e vereadores da atual legislatura.

O requerimento centralizou boa parte dos debates em plenário. Kajuru disse que "o vereador que respeita sua honra não pode deixar de votar nesse documento. O secretário tem que vir a esta Casa e explicar se falou ou não sobre o relacionamento deste Poder e o Paço. Ele deve vir e esclarecer se falou ou não que cada vereador tem preço, como denunciou aqui Paulo Magalhães, PSD".

Alguns vereadores, inclusive da base do prefeito, concordaram com a vinda do secretário. Mas outros, como delegado Eduardo Prado, PV, Vinicius Cirqueira, Pros, Zander Fábio, PEN, Anderson Sales, PSDC, e Paulo Magalhães, foram contundentes nas críticas ao secretário Samuel Almeida. Segundo eles, Almeida estaria "bagunçando" com a administração municipal. "Na verdade, ele não respeita este Poder. quando teria afirmado que os vereadores querem apenas cargos na Prefeitura", citou Kajuru.

"A vinda do secretário", citou Anderson Sales, "´será uma oportunidade para ele se explicar e dar luz sobre as acusações que foram feitas a ele, que teria inclusive afirmado que cada vereador tem preço. Então, nada mais certo do que o secretário vir aqui e debater essas questões com a Casa".

Para o autor do requerimento, "a honra desta Casa foi atacada de forma imperdoável. Não podemos ficar calados. O vereador tem uma responsabilidade muito grande perante a sociedade", e enfatizou: "Essa convocação vai permitir ao secretário Samuel Almeida que ele diga que foi mal interpretado, que ocorreu um mal entendido. Enfim, ele agora está obrigado a comparecer nesta Casa e dar uma satisfação convincente aos vereadores".

VOTANTES

Votaram pela vinda do secretário os seguintes vereadores: Anselmo Pereira, PSDB, Cabo Senna, PRP, Carlin Café, PPS, Eduardo Prado, PV, Paulo Daher, DEM, Elias Vaz, PSB, Emilson Pereira, PTN, Gustavo Cruvinel, PV, Jair Diamantino, PSDC, Kleybe Morais, PSDC, Lucas Kitão, PSL, Paulo Magalhães, PSD, Priscilla Tejota, PSD, Rogério Cruz, PRB, Sabrina Garcêz, PMB, Tatiana Lemos, PC do B, Tiãozinho Porto, Pros,

Dos 35 vereadores, portanto, 16 não votaram ou não estiveram presentes durante a votação.