Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Aprovada criação de Comissão Especial de Combate a Violência nas Escolas

Aprovada criação de Comissão Especial de Combate a Violência nas Escolas

por silvana — publicado 05/11/2019 15h27, última modificação 05/11/2019 15h27

A proposta do vereador Álvaro da Universo (PV) é que a Comissão elabore um estudo sobre  o tema  em Goiânia e participe de uma rede de combate a este tipo de violência nas escolas, acolhendo tanto alunos quanto professores e servidores da Secretaria de Educação e também cobre o cumprimento da Lei 10.313/2019 ( Lei que estabelece diretrizes para política de combate a violência nas escolas da rede pública municipal).

O vereador entende que a criança e o adolescente que pratica qualquer ato violento em ambiente escolar precisa de acolhimento, de atendimento especializado, de ser entendido em suas necessidades e, isso pode ser feito através de profissionais qualificados. Por outro lado, é preciso acolher os professores e funcionários das escolas, principais vítimas dentro do ambiente escolar. “Não  se trata de passar a mão na cabeça do infrator, mas de fazer com que o Estado o alcance e ampare. Não podemos tratar como bandido quem ainda pode ser resgatado pela força da Educação”, afirma.

Álvaro explica que paralelo ao trabalho da Comissão que será formada para debater o tema, pretende participar da criação de uma rede formada por representantes do poder público (Prefeitura e Câmara Municipal de Goiânia), dos sindicatos, Conselhos Tutelares, Conselho de Segurança Escolar, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ministério Público de Goiás, Tribunal de Justiça, Secretarias Municipal e Estadual de Educação, líderes comunitários, Igrejas e a comunidade em geral. “A escola tem de ser um ambiente de acolhimento e segurança, onde se leva conhecimento. Não há espaço para a violência neste ambiente e é nisso que vamos trabalhar”.

Texto da Assessoria do Gabinete