Aprovada criação do mês Maio Laranja e do Dia Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
O projeto de lei (nº 143/2021) que institui no município o mês “Maio Laranja” e 18 de maio como “Dia Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, de autoria da vereadora Gabriela Rodart (DC), foi aprovado em definitivo durante a sessão plenária desta quinta (25).
O Maio Laranja é uma campanha nacional com o objetivo de orientar crianças e adolescentes, pais, professores e servidores que atendam esse público para que identifiquem e denunciem situações de abuso sexual, promovendo, dessa forma, a prevenção de casos. Já a data 18 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000.
O símbolo da campanha é a flor gérbera. De cor laranja, ela remete aos desenhos animados da primeira infância, conforme explica a vereadora. “A flor simboliza a fragilidade e a vulnerabilidade da criança”, afirma.
Rodart sugere que durante o Maio Laranja sejam promovidas ações de sensibilização por meio de caminhadas, audiências públicas, seminários, debates nas escolas, concursos de redação entre os alunos da rede municipal de ensino, exibição de filmes, debates no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), abordagem do tema em programas de rádio e TV e iluminação de prédios públicos na cor laranja.