Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Aprovada distribuição de sementes de Crotalária contra Aedes Aegypti

Aprovada distribuição de sementes de Crotalária contra Aedes Aegypti

por Quezia de Alcântara publicado 25/05/2017 09h29, última modificação 25/05/2017 09h29

A vereadora Tatiana Lemos (PCdoB)  teve aprovada matéria que cria o “Programa de Conscientização e Distribuição de Sementes de Crotalária” no município de Goiânia, para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue, Chikungunya e Zika.

Segundo justificou a parlamentar, “a Crotalária Juncea é uma planta leguminosa, anual de verão, geralmente usada para adubação verde e controle de neumatóides, que pode ser utilizada com grande eficácia, como arma biológica no combate às doenças causadas pelo mosquito pois consegue atrair libélulas e insetos voadores que se alimentam das larvas e dos mosquitos adultos do Aedes Aegypti”.

Ela explicou ainda que com o plantio da Crotalária em terrenos baldios, quintais, jardins e vasos, será possível controlar, ou pelo menos amenizar, a disseminação de tais doenças em Goiânia, exterminando os insetos transmissores.

“O projeto visa ampliar as formas de disseminação do Aedes Aegypti através de meios naturais sem a utilização de agrotóxicos. Isso não dispensa os cuidados que cada morador deve ter com seu ambiente doméstico e o governo local com espaços públicos, mas vai ampliar a capacidade municipal no combate a essa terrível doença que afeta milhões de brasileiros todos os anos,” destaca a vereadora.

As medidas efetivas serão implementadas por meio de campanhas educativas que tenham como objetivo instruir sobre a utilização das sementes de Crotalária e o registro da quantidade e locais onde foram distribuídas. As visitas feitas por agentes de saúde serão direcionadas para estabelecimentos de ensino, instituições hospitalares, filantrópicas e religiosas, órgãos públicos e empresas públicas e privadas, além de visitas em bairros da capital, em parceria com voluntários.

A parlamentar ressalta que a medida, de saúde pública nacional e de inegável interesse sanitário e social, muito fácil de ser executada, com gastos irrisórios aos cofres públicos, terá o apoio da população que luta diariamente contra os malefícios causadas pelo mosquito. O projeto agora segue para sanção do prefeito Iris Rezende. (Com informações de gabinete e foto de Alberto Maia).