Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Aprovada inclusão de tipagem sanguínea durante matrícula de alunos em escolas de Goiânia

por Quezia de Alcântara publicado 05/04/2023 09h20, última modificação 05/04/2023 13h22
Projeto visa à segurança e agilidade em atendimentos médicos de emergência aos alunos. Determinação correta do tipo de sangue é essencial para procedimentos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (5), projeto de lei (PL 182/2022) para inclusão de tipagem sanguínea e do fator RH no ato da matrícula e nas carteiras de estudantes das redes pública e particular de ensino em Goiânia. A matéria é de iniciativa da vereadora Aava Santiago (PSDB).

Segundo o texto, “a tipagem sanguínea ou do grupo sanguíneo é um processo de classificação do sangue, com base na detecção dos antígenos presentes. A determinação correta do tipo sanguíneo e do fator RH são essenciais para transfusão segura de sangue e hemoderivados ou para transplante seguro de órgãos e tecidos”.

Aava acrescenta que “a tipagem sanguínea é um dado médico desconhecido por pessoas já adultas, ocasionando perigo considerável em situações de emergência médica, devido à perda de tempo no processo até se descobrir o grupo sanguíneo, e essa problemática se agrava ao se observar o contexto escolar e maior delicadeza no atendimento de crianças e adolescentes”.

O projeto segue para primeira votação em Plenário.