Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Aprovada Instalação de Placas em Braille para deficiente visual nos pontos de ônibus

Aprovada Instalação de Placas em Braille para deficiente visual nos pontos de ônibus

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 18/04/2018 11h45, última modificação 18/04/2018 16h47

Por unanimidade, o plenário da Câmara aprovou na sessão de hoje (18) o projeto de lei do vereador Rogério Cruz, PRB, que dispõe sobre a instalação de placas informativas escritas em Braille destinados aos deficientes visuais nos pontos e terminais de ônibus de Goiânia. Como o projeto foi aprovado em segunda e última votação, caberá agora ao prefeito Iris Rezende, MDB, sancionar ou vetar a propositura do vereador Rogério Cruz que, por sua vez, manifestou esperança na sanção da matéria "pelo elevado alcance social".

De acordo com o artigo 1º, a Prefeitura implantará as placas informativas, destinadas a prestar informações aos deficientes visuais, escritas em braille nos terminais de ônibus, pontos de parada, abrigos e corredores de ônibus.

"Nessas placas", explicou ele, "constarão os nomes e números das linhas que circulam naquela via e que tem parada naquele local, indicando igualmente os itinerários.Porém, nos pontos finais, define o projeto, as placas indicarão com detalhes essas linhas e os horários de partida".

GARANTIAS

Nos abrigos de passageiros, localizados nos pontos de parada, o piso construído terá que ser em material de textura diferente do piso da calçada, como forma de indicar os limites do abrigo ao deficiente visual. É o que trata o artigo 2º do projeto do vereador Rogério Cruz.

Segundo ele, o município poderá, se for o caso, firmar parcerias com a iniciativa privada e entidades de amparo ao deficiente visual para o custeio das despesas com a implantação do programa.

"Na verdade, nossa proposta visa facilitar a movimentação do deficiente visual que encontra dificuldades nesse tipo de serviço público. Ou seja, falta de informação e facilitação de acesso. Ademais, como lembra a Constituição Federal cabe à União, Estados e municípios cuidar da assistência pública, proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência", concluiu.