Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Aprovada mudança no Código de Posturas que aumenta limite para construção de muros

Aprovada mudança no Código de Posturas que aumenta limite para construção de muros

por Patrícia Drummond publicado 27/02/2018 13h04, última modificação 27/02/2018 13h04

Foi aprovado nesta terça-feira (27), na Câmara, em segunda e definitiva votação – que exigiu quórum absoluto em Plenário -, projeto de lei do vereador Paulinho Graus (PDT) promovendo alterações no Artigo 91 do Código de Posturas do Município de Goiânia. O parlamentar propõe, na matéria, aumento na altura das grades, alambrados, muros ou muretas que constituem os fechos divisórios dos terrenos, edificados ou não, localizados na zona urbana, órgãos públicos e cemitérios com os logradouros públicos e de calçadas nos passeios da Capital. Atualmente, a legislação prevê, para esses fechos divisórios – que são obrigatórios – altura superior a 2,20 metros. O projeto de Paulinho Graus, estabelece que essa metragem pode ser maior: 3,40 metros.

“No Brasil, é muito comum as pessoas construírem muros em volta de suas casas; isto é parte de nossa cultura, também motivado pela falta de segurança. Dessa forma, os muros são utilizados como proteção de patrimônio e das famílias”, justifica o vereador. “É no intuito de oferecer maiores possibilidades nesse sentido que proponho a modificação no nosso Código de Posturas, fixando um limite máximo maior na altura de grades, alambrados, muros ou muretas de residências, órgãos públicos e até mesmo cemitérios. Isso se reverterá em mais segurança e privacidade para os goianienses”, completa Paulinho Graus.

No que diz respeito à altura inferior dos fechos divisórios, a altura inferior permanece a mesma no projeto apresentado pelo parlamentar: 0,50 metros. Aprovada, a matéria segue, agora, para sanção do Poder Executivo, e deverá entrar em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial do Município, revogando dispositivos anteriores.