Aprovada na CCJ vigilância armada em locais com caixas eletrônicos
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta quarta-feira,2, matéria que obriga agências bancárias e cooperativas de crédito a colocarem vigilância armada em seus estabelecimentos que tenham caixas eletrônicos.
De autoria do vereador Carlin Café (PPS) o projeto estabelece que a vigilância seja realizada de forma ostensiva, em tempo integral, inclusive nos finais de semana e feriados. Além disso, o vigilante deverá ter a seu dispor acesso a um “botão de pânico” interligado com a Guarda Civil Metropolitana ou Polícia Civil ou Militar. O descumprimento da legislação, caso seja aprovada, imporá multa de R$ 10 mil com aplicação em dobro, em caso de reincidência.
“O goianiense não tem a mínima segurança para efetuar transações em caixas eletrônicos e a ausência de vigilância armada permite que criminosos instalem dispositivos que possibilitam a clonagem cartões, travamento do sistema de retirada de células, coleta de depósitos bancários” justificou Café acrescentando que outro perigo é o “sequestro relâmpago, que geralmente tem início dentro da agência com a coação das vítimas a realizarem saques de suas contas”.