Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Aprovadas matérias sobre descarte correto de pneus e sobras de asfalto

Aprovadas matérias sobre descarte correto de pneus e sobras de asfalto

por Quezia de Alcântara publicado 22/08/2018 11h00, última modificação 22/08/2018 11h00

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta quarta-feira, 22, duas matérias que tratam de reaproveitamento e descarte correto de materiais a fim de preservar o meio ambiente da capital.

O primeiro é de iniciativa do vereador Vinícius Cirqueira (Pros) e obriga a Prefeitura a reaproveitar material fresado de asfalto, conhecido como raspa, nas estradas e ruas não pavimentadas de Goiânia.

“Esse material é retirado do asfalto quando se corrige a pavimentação, realiza-se um recape ou retirada do borrachudo que são as imperfeições e ondulações causadas pelo intenso fluxo de veículos peados no asfalto”, esclarece o parlamentar adicionando que “a cidade tem inúmeras vias sem asfalto que são mantidas com a colocação de lajão britado que são resíduos de construções o que gera muita poeira causando graves problemas de saúde aos moradores”.

Vinícius, que também é engenheiro civil, explicou que o projeto não vai gerar custos à administração municipal, pois a despesa é inexistente pois o material retirado já pertence ao município sendo apenas reinvestido, o que atende ao princípio constitucional da economicidade.

PNEUS USADOS

A outra matéria é de autoria do vereador Anderson Sales-Bokão (DC) e sugere a implantação de logística reversa de pneus usados no município. A proposta é que os fabricantes, revendedores e distribuidores de pneus se responsabilizem pela destinação correta do material vendido, disponibilizando aos consumidores locais cobertos para devolução dos usados.

Anderson quer também que essas empresas contribuam não somente no recolhimento, mas também na destinação final dos pneus para reciclagem ou reaproveitamento junto a cooperativas de reciclagem, associações ou organizações não governamentais.

“No Brasil 450 mil toneladas de pneus usados são descartados e quando isso é feito de forma errada afeta o meio ambiente pois demoram, em média, 600 anos para se decomporem na natureza e ainda podem servir de criadouros de mosquitos como o Aedes Aegpty que transmitem a dengue, Zica e Chikungunea”, justifica o parlamentar.

A presidente da CCJ, Sabrina Garcêz (PTB) acrescentou que a matéria do colega está em consonância com a instalação dos Ecopontos que a Prefeitura está disponibilizando em diversos bairros de Goiânia, pois o cidadão poderá tanto levar aos locais em que comprou como aos Ecopontos.