Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Aprovadas na CCJ normas para destinação de lixo eletrônico

Aprovadas na CCJ normas para destinação de lixo eletrônico

por Quezia de Alcântara publicado 18/08/2022 10h05, última modificação 19/08/2022 11h32
Empresas que fabricam, importam ou comercializam os produtos tecnológicos deverão manter postos de coleta para o descarte

Projeto que regulamenta e institui normas para a reciclagem e destinação final do lixo eletrônico em Goiânia, de iniciativa de Joãozinho Guimarães (SDD), foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ.

“Lixo eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos de uso doméstico, industrial, comercial e de serviços que estejam em desuso”, explica o parlamentar. "Ele acarreta enorme prejuízo ambiental caso descartado de forma irregular, como poluição das águas, rios, lençol freático, solo e ar”.

Segundo a matéria, as empresas que fabricam, importam ou comercializam os produtos tecnológicos deverão manter postos de coleta para o descarte dos equipamentos eletrônicos pelos consumidores.

Outro ponto da proposta é a celebração de convênios e parcerias com cooperativas ou associações de catadores e organizações da sociedade civil.