Câmara aprova Projeto 'Musicalidade de Goiânia'
O Plenário da Câmara aprovou, em segunda e última votação, na Sessão Ordinária desta quinta-feira (24), projeto de lei, de autoria do vereador Santana Gomes (PRTB), que cria o Projeto "Musicalidade de Goiânia". O autógrafo de lei será encaminhado pelo presidente da Câmara, vereador Romário Policarpo (Patriota), ao prefeito Rogério Cruz (Republicanos) para sanção ou veto.
Segundo o autor, o objetivo da proposta é democratizar o ensino coletivo de bandas de música em Goiânia, fazendo com que os grupos se tornem referência nacional, bem como um elo entre sociedade e poder público. "É, portanto, iniciativa de valorização cultural, de resgate de uma tradição histórica que remonta ao século passado", afirma o parlamentar.
Ainda de acordo com o projeto, ficam criados cinco grupos artísticos, organizados como Banda Marcial de Goiânia (composta por 46 bolsistas instrumentistas de metais e percussão); Banda Musical (composta por 24 instrumentistas); Banda Sinfônica; Banda de Percussão; além do Núcleo de Apoio Artístico, com 20 bolsistas auxiliares.
A coordenação ficará a cargo da Secretaria Municipal de Cultura, que poderá estabelecer parcerias público-privadas para manutenção e elaboração de projetos culturais e de fomento. A proposta estabelece ainda valores de bolsas que serão concedidas aos músicos, variando de meio salário mínimo a dois salários mínimos.