Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Aprovado em 1ª votação projeto que altera nome da Avenida Castelo Branco para Agrovia Iris Rezende Machado

por Edição de notícias publicado 26/10/2022 14h25, última modificação 26/10/2022 16h02
De autoria do vereador Clécio Alves (Republicanos), texto segue para análise da Comissão de Habitação e Urbanismo

A Câmara de Goiânia aprovou, em primeira votação, nesta quarta-feira (26), projeto de lei para alterar denominação da Avenida Castelo Branco para Agrovia Iris Rezende Machado. De autoria do vereador Clécio Alves (Republicanos), o texto segue para análise da Comissão de Habitação e Urbanismo, antes de retornar para segunda votação em Plenário.

Na Comissão de Constituição e Justiça a matéria recebeu emenda, de autoria do presidente da CCJ, vereador Henrique Alves (MDB), garantindo prazo de cinco anos para que comerciantes façam adequações necessárias.

De acordo com Clécio, a sugestão para troca de nome da avenida foi inspirada no trabalho e no papel político desempenhado por Iris, como vereador, senador, ministro da Agricultura e da Justiça, governador de Goiás por duas vezes e prefeito de Goiânia por três mandatos. O político faleceu em 9 de novembro do ano passado. “Iris fez pelo município, pelo estado e pela nação. Esta é uma homenagem muito pequena”, afirmou o autor do projeto.

Como justificativa, o parlamentar diz que é inaceitável deixar que o nome de um ditador faça parte da história de Goiânia. “Hoje, a avenida traz nome de um algoz ditador, o que para mim é inaceitável. Precisamos mudar nossa história, porque, lá atrás, Castelo Branco cassou direitos políticos de Iris Rezende Machado – o que considero umas das maiores injustiças praticadas contra esse grande homem público, que muito fez por nossa capital”, concluiu.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador