Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Aprovado em comissão acesso a GPS dos ônibus coletivos

Aprovado em comissão acesso a GPS dos ônibus coletivos

por Quezia de Alcântara publicado 02/05/2018 09h55, última modificação 02/05/2018 09h57

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta quarta-feira, 2, matéria da vereadora Tatiana Lemos (PCdoB) que obriga as empresas de transporte coletivo da capital a instalarem e disponibilizarem GPS (Global Positioning System, em português, Sistema de Posicionamento Global) nos veículos das empresas que obtiverem a concessão do serviço.

A intenção da parlamentar é que as informações geradas pelo equipamento  sejam disponibilizadas para acesso dos cidadãos. “Com a precariedade do transporte coletivo o usuário não sabe onde está o ônibus naquele momento, se a linha que ele utiliza está rodando”, explica Tatiana.

Além disso, justifica a vereadora, possibilitará controle e segurança dos motoristas, cobradores e usuários, por parte das concessionárias que saberão o trajeto e o tempo utilizado e em caso de assaltos poderá intervir. "Visa efetivar uma estratégia para  otimizar  o tempo do passageiro que saberá antecipadamente o itinerário além de laborar a favor da segurança".

A matéria foi aprovada por unanimidade na comissão e segue agora para a primeira votação em plenário.(Foto de Wictória Jhefany).