Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Aprovado, em última votação, PPA 2022-2025

Aprovado, em última votação, PPA 2022-2025

por Quezia de Alcântara publicado 22/09/2021 11h05, última modificação 22/09/2021 11h08

O Plano Plurianual (PPA) do próximo quadriênio 2022-2025 (PL nº 260/2021), de autoria do Executivo, foi aprovado em última votação, nesta quarta-feira, 22, pelo plenário da Câmara Municipal de Goiânia.

O PPA é a principal peça de planejamento da administração municipal e estabelece as diretrizes, objetivos e metas para as despesas e os programas de ação continuada para quatro anos, três da atual administração e um ano da próxima gestão a ser eleita para o início em 20025. Por meio do que é aprovado no PPA, são confeccionadas os demais textos do planejamento, a LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias e a LOA – Lei Orçamentária Anual.

O PPA aprovador hoje prevê uma arrecadação de mais de R$ 27 bilhões com a cobrança de impostos e multas, transferências obrigatórias do Estado e da União, venda de bens, entre outras fontes de recursos, sendo cerca de R$ 6,3 bilhões em 2022; R$ 6,6 bilhões em 2023; R$ 6,8 bilhões em 2024; e R$ 7,1 bilhões em 2025.

Um dos aspectos destacados neste PPA é a retração econômica do município, à semelhança do estado de Goiás, do Brasil e do mundo, devido à crise sanitária ocorrida pela pandemia em função da Covid-19, transmitida pelo vírus Sars-Cov-2.

A pandemia evidenciou as enormes desigualdades do Município… a perda de renda das famílias também afetou o segmento comercial e em pontos importantes da cidade, é possível evidenciar o esvaziamento do comércio”, justifica o texto sobre o cenário econômico-social. E aponta a necessidade de “implementar estratégias de desenvolvimento para alavancar novos negócios e incentivar a diversidade de investimentos, tais como: potencializar a pauta de exportações; consolidar uma plataforma de atração de indústrias; criação de parques tecnológicos que aproveitem o potencial das universidades e das startups”.

O projeto segue para sanção do Executivo e publicação no Diário Oficial do Município (DOM).