Aprovada inclusão do "Setembro Verde" no calendário oficial
O plenário da Câmara Municipal aprovou em segunda e última votação o projeto de lei que institui o Setembro Verde no Calendário Oficial de Eventos do Município. Trata-se de uma campanha em defesa dos direitos da pessoa com deficiência, que tem o laço verde como símbolo.
Segundo a autora do projeto, vereadora Cristina Lopes (PSDB), o objetivo é promover a inclusão social das pessoas com deficiência; divulgar os direitos assegurados pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência; conscientizar a população quanto à necessidade de debater o comportamento social de maneira a assumir o respeito como um princípio cotidiano; e preparar a sociedade para receber aqueles com deficiência, despertando nela o interesse na luta pelos direitos dessas pessoas.
“O intuito é gerar uma maior conscientização por parte da sociedade para que todos possam estar integrados na luta pelos direitos pela pessoa com deficiência. É necessário que a sociedade não veja a causa de fora para dentro e distante de sua realidade. Minimizar essa distância é fundamental. A luta não é de classe ou segmento isolado, mas sim de todos”, disse a vereadora.