Plenário aprova "Abril Marrom", para prevenção e combate à cegueira
O Plenário da Câmara aprovou, em segunda votação, na Sessão Ordinária desta quarta-feira (6), projeto de lei (PL 168/2022) para instituição, em Goiânia, do mês "Abril Marrom" – destinado ao debate, à prevenção e ao combate de diversas espécies de cegueira. Conforme a matéria, de autoria do vereador Willian Veloso (PL), o "Abril Marrom" passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município.
"Nossa proposta tem como objetivo fundamental conscientizar a população goianiense sobre a importância da prevenção de doenças que podem levar à cegueira de forma irremediável", afirma o vereador.
Para justificar a importância da iniciativa, Willian Veloso cita dados do IBGE, referentes ao Censo de 2010, que apontam existência de mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil, das quais 582 mil são cegas e seis milhões têm baixa visão.
"Portanto, é imperioso que campanhas como o 'Abril Marrom' conscientizem a população sobre a necessidade de acompanhamento médico especializado para evitar que as doenças dos olhos se agravem e acabem resultando em cegueira", complementa o parlamentar.
O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).