Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Aprovado o nome de José Hidasi para o Zoológico de Goiânia

Aprovado o nome de José Hidasi para o Zoológico de Goiânia

por Quezia de Alcântara publicado 05/09/2024 10h55, última modificação 11/09/2024 10h05
Fundador do Museu de Ornitologia da capital, Hidasi era taxidermista e uma das maiores autoridades sobre a fauna brasileira

O Plenário da Câmara Municipal de Goiânia aprovou, nesta quinta-feira (5), em última votação, matéria que dá o nome de José Hidasi ao Parque Zoológico de Goiânia.

O professor José Hidasi ficou conhecido internacionalmente pelos trabalhos e estudos nas áreas da biologia e da zoologia, com a aplicação da taxidermia (empalhamento de animais mortos), técnica que desenvolveu e preservava a pele, o tamanho e as características do animal.

Natural da Hungria, era formado em Ciências Naturais na França e chegou a Goiânia em 1952, quando veio trabalhar a serviço da Fundação Brasil Central, em projeto ligado à "Marcha para o Oeste” do governo de Getúlio Vargas, como meio de viabilizar a exploração e a “colonização” do centro-oeste brasileiro.

Hidasi participou da organização de 14 museus no Brasil e da fundação do Parque Ecológico de Goiânia, que mais tarde se tornaria o atual Zoológico. Na capital, criou o Museu de Ornitologia de Goiânia, onde mantinha acervo de mais de cem mil espécimes empalhados. Eram animais provenientes de zoológicos, criatórios particulares e até recolhidos nas estradas, vítimas de atropelamento.

Foi autor dos livros “Aves de Goiânia”, “Aves de Goiás” e “Aves do Centro-Oeste”, dentre outras publicações.