Aprovado projeto de incentivo a coleta de sangue
Hoje (16), foi aprovado em segunda e última votação projeto de lei da vereadora Cida Garcêz (PMN) que cria o Sistema Móvel de Coleta de Sangue com o objetivo de levar a coleta de sangue até as pessoas em campanhas de incentivo e educação para a doação de sangue.
“A ideia é realizar os mesmos exames ofertados pelo Hemocentro e, assim, cooperar com o aumento dos estoques dos bancos de sangue”, explica a vereadora. Ela diz que o Hemocentro registrou uma queda de 40% das doações de sangue no início do ano e que, segundo o Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população brasileira entre 16 a 69 anos doam sangue. “Se confrontarmos com o que a Organização das Nações Unidas defende, nosso país está a 1,2% do que é considerado ideal”.
Pelo projeto, as ações serão feitas em veículos adaptados com a estrutura necessária para colher e guardar as bolsas de sangue com higiene e segurança. A Secretaria Municipal de Saúde - que ficará responsável por criar e administrar essas ações - poderá firmar parceria com outras instituições públicas ou com a iniciativa privada.