Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Aprovado projeto de Romário Policarpo que cria campanha contra arquitetura hostil

por Paulo Henrique Galves da Silva publicado 10/10/2024 11h25, última modificação 10/10/2024 13h37
Sugerida por estudantes do Programa Politizar, proposta busca conscientizar sobre impactos dessa prática para população marginalizada

Foto: Millena Cristina

O Plenário da Câmara Municipal de Goiânia (CMG) aprovou, nesta quarta-feira (9), em segunda discussão, projeto que autoriza o município a criar a Campanha de Conscientização Contra a Arquitetura Hostil em Prol da Defesa dos Direitos da População em Vulnerabilidade. De autoria do presidente da Casa, vereador Romário Policarpo (PRD), o projeto foi sugerido pelos vereadores simulados Marina Gregório (Cepae), Pedro Enzo (Cepae) e Júlia Mota (Colégio Fractal), participantes do Programa Politizar.

O objetivo da matéria é informar moradores e empresários da cidade sobre os direitos das pessoas em situação de desamparo e sobre o impacto da arquitetura hostil para exclusão dessa comunidade. Utilizada para dificultar a permanência de pessoas em espaços públicos como calçadas, praças e parques, a arquitetura hostil pode ser compreendida como colocação de pedras ou espinhos em áreas cobertas ou divisórias em bancos, entre outras práticas. “Ao combater práticas que desumanizam minorias e promover um ambiente urbano acolhedor e justo, asseguramos que todos tenham igual acesso a oportunidades e direitos”, ressalta Policarpo.

De acordo com o texto do projeto, caso a proposta seja sancionada pelo Executivo, a Prefeitura de Goiânia deverá realizar campanhas educativas para informar sobre os conceitos da arquitetura hostil e para incentivar práticas de design urbano que busquem inclusão de grupos marginalizados. “A inclusão ativa de todas as vozes na sociedade contribui para o desenvolvimento de uma comunidade onde a diversidade é valorizada, resultando em uma sociedade mais justa, acolhedora e coesa para todos”, afirma o presidente da Câmara.

Para realizar a campanha, a Prefeitura poderá fazer parcerias com organizações não-governamentais e movimentos sociais para divulgação de vídeos, cartilhas e anúncios impressos ou em mídias digitais.

Politizar

O Politizar é um projeto da CMG em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) que busca estimular, entre estudantes do ensino médio das redes pública e particular de Goiânia, o interesse pela política. Por meio de votação direta nas escolas, são eleitos 35 vereadores que simulam, na Câmara, atividades legislativas, desde apresentação até votação de projetos. Em 2024, foi realizada a quarta edição do Politizar.