Projeto de Willian Veloso com novas regras de acessibilidade para agências bancárias é aprovado
As agências bancárias terão de atender a novas regras de acessibilidade após a segunda e última aprovação do Projeto de Lei nº 75/2021, do vereador Willian Veloso (PL), ocorrida na manhã desta terça (19). Entre elas está a exigência de fazer as chamadas dos atendimentos de maneira visual e verbal por meio de painéis luminosos com audiodescrição.
Outra nova regra é a colocação de placas alertando pessoas usuárias de implantes cocleares (dispositivo médico eletrônico para pessoas com perda auditiva) que não podem passar pela porta giratória em virtude de poder danificar o aparelho. Nesse caso, a entrada na agência será uma porta sem detector de metais mediante a apresentação da carteira de implantado.
Os deficientes auditivos poderão ser atendidos sem precisar de irem à agência bancária, recebendo, assim, o atendimento por meio de aplicativos de mensagens. Para isso, deverão estar previamente cadastrados onde tiverem a conta.
As agências terão o prazo de 90 dias para fazer as adaptações e, em caso de descumprimento, receberão multa ou terão o alvará de funcionamento suspenso até o cumprimento das medidas.
Willian Veloso agradeceu aos vereadores pela aprovação e comentou a respeito de um dos pontos da sua matéria. “Esse projeto vai trazer uma segurança para as pessoas com implantes cocleares, que ao passar pelas portas giratórias, tem o aparelho, em muitos casos, desconfigurado. Com isso, elas deixam de ouvir. É uma justiça que estamos fazendo para esse segmento.”