Aprovado projeto para treinar identificação de maus-tratos contra crianças
De autoria do vereador Dr. Gian Carlos (PSB), foi aprovado hoje, dia 21, na Câmara Municipal de Goiânia, projeto de lei ordinária que trata da inclusão nos cursos de formação dos profissionais da educação, saúde, assistência social e segurança pública, de um programa de conhecimentos e estudos,treinamento e orientação para identificar sintomas de maus-tratos, negligência e de abuso sexual praticados contra crianças e adolescentes.
Em sua justificativa, Dr. Gian argumenta que “a violência está presente em todas as esferas de nosso cotidiano e é um processo que se expressa em atos com intenção de prejudicar, subtrair, subestimar, envolvendo sempre um conteúdo de poder que poderá ser intelectual, econômico, físico, político ou social. São atingidos de uma maneira mais hostil os indivíduos mais indefesos da sociedade, que são as crianças e os adolescentes”.
Acrescenta o vereador que “ em Goiânia, os dados da violência são impressionantes e cada vez mais cresce o número de agressões contra crianças e adolescentes .É possível mensurar o número de tais agressões devido a uma nova determinação das unidades de saúde da rede municipal, onde os seus profissionais comunicam às autoridades os casos que são identificados no atendimento ambulatorial.Daí a importância de se promover programas como este proposto”.
Os recursos para a implantação do programa, de acordo com o projeto, deverão ser retirados do Fundo de Capacitação e Desenvolvimento do Servidor Público de Goiânia- FUMCADES.
Com a última votação de hoje, o projeto aprovado segue para sanção ou veto do prefeito Paulo Garcia.